quinta-feira, 19 de maio de 2011

ONU



Com meu pai e irmã visitando NY fomos conhecer o prédio da ONU que era um passeio que eu já planejava há algum tempo. Acho que não é um programa de interesse de muitos brasileiros já que só havia europeus e asiáticos na fila.

É obrigatório fazer o tour guiado portanto vale a pena checar na internet os horários e se oferecem o tour na língua que você deseja.

É um passeio interessante mas não é imperdível. Na verdade os guias fazem uma grande propaganda dos projetos da ONU, o que não poderia ser diferente.

Curiosidade de rodapé. Você sabia que a idéia original do projeto do prédio da ONU é do Niemeyer? Em suas próprias palavras:

“O edifício da ONU, eles escolheram o meu projeto. No livro que eu publiquei tem uma fotografia de todos me abraçando. Era um projeto assim: o projeto do Corbusier tinha um bloco aqui, alto e o prédio era aqui, e dividia o terreno em dois. No meu projeto, eu botei o bloco aqui, separei os Conselhos da Grande Assembléia, botei os Conselhos aqui e botei a Grande Assembléia aqui. Eu quis criar a praça das Nações Unidas. O meu projeto foi o escolhido, mas o Le Corbusier no dia seguinte me procurou e me pediu pra botar esse prédio aqui. Acabava com a praça. Mas eu senti que ele gostaria de fazer o projeto dele. E ele era o mestre. Eu disse: “Está bem”. Não me arrependo. Então, o projeto dele era o 23, o meu era o 32 e nós apresentamos o projeto 23-32. Quer dizer, é isso que tá lá construído. Houve depois pequenas modificações, mas se você olhar a planta, o projeto que eu fiz com a modificação do Corbusier é a solução adotada. Mas eu olho pra trás e acho que foi bom, eu era jovem, fui generoso. Tempos depois, eu almocei com ele no apartamento dele e ele ficou me olhando e disse: -Você é generoso. Eu pensei: “esse cara tá se lembrando daquela manhã, que eu concordei em mudar a posição do bloco.”

Nenhum comentário: