terça-feira, 30 de novembro de 2010

Thanksgiving

O Thanksgiving - Dia de Ação de Graças - é um dos mais celebrados feriados aqui nos Estados Unidos e cai na última quinta feira do mês de novembro (muitas vezes no dia do meu aniversário!).

Os feriados religiosos mais importantes (Natal, Hanukkah, Ramadã) são também comemorados e divulgados, mas somente entre seus respectivos "grupos". O país não pára na semana do Natal como acontece em países cristãos como o Brasil, e páscoa, Corpus Christi e dia de Reis existem muito discretamente, se não prestarmos atenção estes dias passam completamente em branco por aqui.

Mas no Thanksgiving é diferente! Talvez por não ter mesmo este cunho religioso o feriado é comemorado por todos. Quase ninguém trabalha, todo mundo vai pra casa passar o feriado com a família, o comércio fecha e as ruas ficam vazias. Como já disse é um feriado bem familiar, todos sentam em volta da mesa para uma ceia super farta com peru, molho de cranberries, purê de batata e outros acompanhamentos. Pra sobremesa geralmente torta de abóbora e de pecan. Durante a ceia a família aproveita para agradecer as coisas boas que ocorreram durante o ano.

Como aqui em NY a maioria das pessoas é imigrante ou descendente de imigrantes a tradição tipicamente americana de comemorar o Thanksgiving foi um pouco adaptada. Em alguns casos são amigos que se reúnem em volta da mesa já que suas famílias estão nos mais diferentes paíes e podem até levar pratos típicos do seu próprio país.

No nosso caso éramos amigos de diversos países, mas fizemos uma ceia tipicamente americana que estava uma delícia.

Se quiser saber mais sobre o dia de Ação de Graças, clique aqui.




Nenhum comentário: