domingo, 17 de janeiro de 2010

Quando Visitar NY?

Quando estiver decidindo a data do seu passeio na Big Apple, leve sempre em consideração a temperatura do mês, períodos de chuva e os programas que você quer fazer. Por exemplo, se você quer patinar no gelo no Central Park deve vir no inverno, mas se quer uma sessão de cinema ao ar livre no Hudson River Park, julho é o mês.

Algumas observações: no inverno às cinco da tarde está de noite e no verão podemos passar das oito horas ainda com sol (muito mais animado, claro);

Agosto e setembro são meses bem agradáveis. Agosto ainda tem gosto de verão, as ruas vão estar bem cheias e pode fazer muito calor. Mas como o Brasil está cada vez mais quente acho que ninguém vai ter problema com isso. Agosto é também época de liquidações e troca de estações então dá para encontrar roupas de inverno e verão. Em setembro a temperatura está mais amena e já é preciso um casaquinho leve para sair de casa.

Outubro já faz um pouco mais de frio (um bom casaco pode ser necessário) mas o final do mês é cheio de programas interessantes, incluindo o Halloween e a Maratona de NY. Fora isso os parques já estão com as árvores "amarelando" no outono e a paisagem fica linda (ainda mais para nós brasileiros que não temos esta troca de estações tão bem definida)

Dezembro e janeiro são meses no auge do inverno. Em dezembro as decorações natalinas são sensacionais, lindíssimas produções tanto nas ruas quando nas vitrines. Os primeiros dias de neve são sempre emocionantes e comemorados. Todo mundo está de bom humor pelo período de festas. Em janeiro começam as mega promoções mata pau. Todas as lojas queimando estoque, é a melhor época do ano sem dúvidas para compras em NY. Além disso os hotéis também oferecem as tarifas mais baratas do ano em janeiro. Porém o frio é de rachar! Não dá para passear na rua confortávelmente e são tantas camadas de roupas que dá preguiça até de pensar. Se eu fosse turista e pudesse escolher não viria nesta época não, pelo menos não na primeira vez. Vale a pena para quem já conhece NY e quer vir só para respirar ares metropolitanos. Ah, falando nisso, a temporada de ópera está a todo o vapor no inverno, são pelo menos quatro produções diferentes por semana apresentadas no Metropolitan. Impagável.

Abril e maio são meses altamente recomendados para turismo. É primavera e a cidade vira cenário de filme (mais?)! As flores estão por todos os cantos e a flores daqui são as mais lindas que já vi (e baratas, dá para comprar duas dúzias de rosas por 10 dólares). Abril pode enganar um pouco e fazer frio, mas para os New Yorkers que estão saindo de um inverno gelado já é o paraíso.

Enfim, decida o que quer fazer quando estiver aqui, se gosta de frio ou calor, se quer preços camaradas ou conforto e pronto. É só arrumar as malas de acordo.

2 comentários:

Tania disse...

Olá. Vc esqueceu de comenta o mês q tem até uma música: "I like New York in june how about you?"
http://www.youtube.com/watch?v=w4TU8Llk3vQ&feature=related
beijos

milenamb disse...

Pois é! Na verdade junho e julho são os meses mais animados, clima total de verão! Mas fica tudo muuuuito cheio, não dá nem para andar nas calçadas sem esbarrar com outras pessoas.
Mas eu também "amo NY em junho"!
beijos