terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cinema Russo


Cenario de grandes producoes cinematograficas, televisas e teatrais, NY tambem nao poderia deixar de ser a sede de muitos festivais de arte e cultura.

No departamento curtas, longas e documentarios, vamos muito bem obrigada! As faculdades de cinema pipocam por aqui, quase todo os dias temos que desviar a rota por que alguma rua esta fechada para filmagem e com certeza o garcom que me atendeu ontem esta trabalhando ali para ganhar um trocado e pagar as aulas de teatro.

Enfim, voltando aos festivais. Se voce procurar bem a cada semana vai achar um programinha interessante para participar. Sao baratos (as vezes free) e uma mistura de gente, culturas e linguas. Eu ja fui a um Festival de Documentarios Brasileiros, a outro de Curtas Alemao e ao Tribeca Film Festival. E ontem tive a oportunidade de participar da Semana Russa de Filmes. Encarei um cinema lotado (e uma “organizacao desorganizada”) na School of Visual Arts para assistir ao filme TSAR.

O filme era sobre Ivan, O Terrivel, o primeiro Czar Russo. Super producao com direito a presenca do director e de toda a comunidade russa de Manhattan.

Adoro este tipo de evento. Mesmo numa segunda feira gelada com um filme super violento, ainda me emociono com os aplausos no final.

Ps. Se voce esta vindo para NY e quer saber o que esta rolando neste circuito cultural (fora os teatros da Broadway e outros programas turisticos), procure na Time Out NY ou no Village Voice. Os sites tem informacao demais, mas com paciencia fica-se sabendo de tudo que rola semanalmente na Grande Maca.

3 comentários:

Bruno Reis disse...

que beleza. tem coisas que só dá pra fazer mesmo em NY. e olha que eu nunca fui praí. haha. aproveita, que daqui a gente só observa e baba. =)

maria lembrancinha disse...

lembra daquela música do Ivan Lins: "o amor tem feito coisas, que até mesmo Deus duvida", rs....

milenamb disse...

ufa, pensei que fosse sair "a metade da laranja, bate coracao..." rsss.

Pior que ate em festival de cinema alemao eu tinha ido, mas russo realmente, so devido as circunstacias.