segunda-feira, 6 de julho de 2009

Dia da Independência

Acho divertido como os americanos vestem a camisa dos feriados. Seja Thanksgiving, Natal ou Halloween as cidades se transformam, ficam totalmente temáticas. Aqui em NY ainda é mais visível por que qualquer programinha público atrai multidões, pára o trânsito e é assunto por dias e dias.

O último sábado, 4 de julho, dia de comemorar o Independence Day, não poderia ter sido diferente. A cidade (representada pela iluminação do Empire State) estava azul, vermelha e branca e o espírito patriota baixou em todos - inclusive latinos, asiáticos e europeus que nem inglês falam.

Eu acho tudo isso uma baboseira, se fosse no Brasil já estaria em alguma praia da Bahia no feriado da independência, mas já que estou aqui quero mesmo participar. Me juntei a outros dois milhões de pessoas para assistir aos fogos de artifícios no Hudson River. Como sempre, surpreendentemente, as multidões aqui são organizadas e civilizadas. Ninguém encosta em ninguém, nada de empurrões, entrar na frente ou causar tumulto, tudo transcorre na maior paz. Todo mundo leva sua toalha e comidinhas e arruma um cantinho para seu picnic até a hora dos fogos começarem.

Os fogos foram lindos (como sempre são em grandes produções) e o clima estava uma delícia. Mas ainda assim acho tudo isso uma baboseira...



2 comentários:

Robertinha disse...

Nesses 6 anos que moro aqui, nunca tinha visto esses fogos. Sabado, estavamos em frente a baia de San Francisco e o povo comecou a se aglomerar la e o Rob quis ficar pra ver. Aff...ok ok...fogos sao legais...mas concordo que e pura baboseira!

Love, Ink disse...

Já sentimos a sua falta...

PS: Só vc mesmo pra nos levar até a 34 e Times Square. beijo