quinta-feira, 18 de junho de 2009

Geração Saúde

Agora que estou de férias tenho feito um social e tanto numa academia aqui da vizinhança. A academia é super animada e familiar (a idade dos members vai de 0 a 100 anos numa mesma piscina).

Mas por mais que a gente acostume com o dia a dia em outro país sempre notamos algumas diferenças. A malhação nos EUA, diferente do Brasil, não é voltada para o culto ao corpo e sim para buscar saúde e uma vida equilibrada. As academias oferecem muitas opções de yoga e relaxamento e ninguém está nem aí para o vizinho, cada um faz o que consegue no seu próprio ritmo.

A gente vê todos os tipos de t-shirt velhas descombinadas, mas nada de barriga de fora, bunda empinada ou bronzeamento artificial.

O que notei de diferente:

1)A piscina tem salva-vidas durante todo o tempo que fica aberta. Mesmo com professores, pais e staff em volta sempre tem um sentadinho naquela cadeira alta olhando tudo a sua volta.

2) As professoras não são saradas nem usam os últimos modelitos do momento. Na verdade muitas são gordinhas e usam (assim como as alunas) calças de moletom para malhar.

3) A academia não tem caneleiras. Os exercícios de perna nas aulas são somente agachamentos ou os demais sem peso;

4) As senhorinhas da hidroginástica fazem aula de touca de banho no cabelo. É uma festa só, tem rosa, amarela, de florzinha... um show de horrores, rs.

Elas têm pelo menos 85 anos e estão firmes e fortes na malhação. Aqui nos EUA os idosos têm muito mais vigor e vida própria do que no Brasil. Isto realmente é cultural mas no Brasil os idosos começam cedo a reclamar da idade e até mesmo os filhos podam os pais. Os filhos ficam preocupados com os pais saindo sozinhos; eles não podem mais dirigir, ter trabalho nenhum e têm que obedecer senão são teimosos e rabugentos. Aqui os idosos (estou dizendo 80 anos para cima, não 65 como já se considera terceira idade no Brasil)saem sozinhos, entram nos ônibus com bengala, vão jantar fora, vão à ópera... Sem pedir ajuda a ninguém e muito menos sem ter pena deles mesmos. Não ficam esperando uma "excursão da terceira idade" para poder se divertir.

2 comentários:

Gina disse...

Estou muito feliz porque depois de milhares de vezes querendo fazer meus comentários, enfim consegui acertar como se faz isso!!! Rs..!

Anônimo disse...

Oi, Milena! Aqui é Larissa, amiga de Letícia, irmã da Isa Chieppe (olha o currículo! Rs!)... lembrou-se? Estou passando para te parabenizar pelo blog! Eu estou adorando matar as saudades da Big Apple através das suas percepções, sempre bem-humoradas e inteligentes! Congrats! Tudo de bom pra vc! Um beijo gde!