segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Que Luta!

Vou relatar a minha maratona para conseguir comprar um remedio aqui nos EUA. Nao era nada demais, coisa de rotina mas o caminho foi longo.

Pra comecar, remedio aqui so com prescricao medica, nao existe plano B. Entao o primeiro passo era marcar uma consulta. So para marcar a consulta tive que preencher um formulario de duas paginas com todas as minhas informacoes e historico de saude. Quando finalmente consegui me consultar, tive que assinar outros varios papeis, termos de compromisso e historicos (juro, mais de seis paginas de texto corrido falando sobre como a medica nao se responsabilizaria por nada que me acontecesse - e eu so estava ali para conversar com ela). Ah, tinha tambem alguma clausula sobre assedio sexual ou sobre ma conduta, mas eu nao li nada, so fui assinando.

Ela me passou a prescricao do remedio e la fui eu na farmacia achando que meus problemas estavam resolvidos. Entrei na fila, isso mesmo, sempre tem fila, e entreguei minha receita esperando o remedio. Chegando la tive que preencher um outro envelope com todos os meus dados novamente, inclusive nascimento, alergias, bla bla bla. A atendendente (simpatica como todos aqui) me pediu para voltar em uma hora para buscar. Perguntei quanto era e ela disse que nao podia me informar por que dependia do meu seguro. Eu ia pagar em cash, mas nem assim ela se animou. Alias eu era um ET para ela, por que sem plano de saude so pode ser ET mesmo.

Voltei no dia seguinte e nada de acharem meu envelope. Ele estava perdido no meio dos "incompletos" por que nao tinha o nome do seguro escrito. Eu repeti com todas as letras: vou pagar em cash, era para estar pronto ontem, por favor da para facilitar? Fiquei mais uma hora esperando, assinei mais uns dois fomularios e sai com meu remedio preocupada se era minha hora de partir dessa para uma melhor. Era isso que estava parecendo...

Mais uma vez o que demorou uma semana aqui, em Vix seria seria so uma ligadinha para minha querida Dotora F.

2 comentários:

Unknown disse...

Mi,
no meu curso de ingres estudei recentemente sobre o sistema de saúde americano (na realidade uma crítica) e em contrapartida o sistema canadense e o britanico ... em resumo, o dos EUA é o PIOR DO MUNDO... isso q aconteceu com vc não é nada perto do que vi ... é fichinha... pode ter certeza... saúde a i é coisa de CAPITALISMO mesmo ... i essa ideia da receita pro simples rémedio doi coisa Hillary q aceitou isso após alguns dólares em sua conta bancaria... rsrsrs..
Bjs e saudades ...

Taiz Borges disse...

Pior que nem dá mais pra mandar daqui, fui no correio hj e o rapaz falou até que não podia mais mandar medicamentos para o exterior que a alfandega não permitia, saco, o negócio é esperar alguém ir e levar pelo menos o básico, ocadil, rivotril, antibiótico, cataflan, essas coisas de bolsa, rsrsrs. Bjos e boa sorte nessa terra de malucos.