sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Quando o Tio Sam Tocar o Tamborim

Por mais globalizado que o mundo esteja e por mais misturada que NY seja, ainda existem muitas diferenças entre o Brasil e os EUA.

Exemplos:

1) Aqui a maioria das lojas é de departamento, cada um se vira para achar o que precisa. Isto é ótimo, está tudo ali exposto. Quando precisamos de ajuda ela aparece, mas nunca tem uma vendedora cheirando seu cangote. Às vezes fica meio bagunçado, mas os preços quase sempre valem a pena.

2) Aqui as pessoas almoçam em qualquer lugar, parece que ninguém tem sala de jantar em casa ou nunca tem tempo de parar para apreciar a refeição. Tem gente comendo nos parques, na sala de aula, no metrô, etc. É pizza, salada, sanduíche, massa, frango frito, batata frita... às vezes o cheiro de fritura é insuportável. Fora o tanto de descartável no lixo, todo mundo come em embalagens plásticas com garfo e faca também de plástico. Todas as latas de lixo da cidade são entupidas de lixo. Acho a idéia de almoçar no parque vez ou outra bem simpática, mas todo dia comer correndo em tupperware é meio sacal.

3) Aqui as pessoas saem cedo à noite. O horário do jantar começa às 5pm e se você chegar num restaurante as 10pm já vai encontrar esvaziando. Vez ou outra esbarro com mulheres e homens vestidos de Black Tie na rua, às seis da tarde. Tem balada tarde também, mas no geral a noite começa bem mais cedo. Adoro.

4) Os americanos quando combinam algo e dizem que vão ligar amanhã, pode ter certeza que não é da boca pra fora. Com certeza ligarão e ficarão muito ofendidos com o nosso “te ligo esta semana” que nunca acontece... Estou aprendendo a responder recados e ligar na hora prometida, mesmo que seja para dizer que não vou poder ir...

5) Como americano é um povinho gordo por natureza algumas marcas de roupas usam o que eles chamam de “Vanity Size” (ou o tamanho da vaidade). Quer dizer que eles colocam números menores em roupas de tamanhos maiores para as pessoas pensarem que não estão tão gordas. Eu aqui só uso P. Quem é muito magro entra na categoria "Petites"...

6) Voltando ao assunto da obesidade, uma coisa que eu não agüento aqui é o tamanho das porções de comida. É um exagero totalmente desnecessário, mas, mais uma vez, cultural. Eles preferem jogar comida fora do que diminuir a porção ou dividir o prato com alguém. O que também não é bem visto por aqui...

7) Uma coisa que eu amo aqui nos EUA é o sistema de trabalho deles. Primeiro que eles têm horários doidos e todo mundo se ajusta a eles. Por exemplo, eu posso pedir emprego em uma empresa e dizer que eu posso trabalhar às segundas e quartas de 9h às 15h, e às terças e sextas o dia todo. É comum achar um emprego part-time que se encaixe no seu horário. Outra coisa que admiro muito é trabalhar só para ganhar dinheiro (sem ser obrigado a ter uma “profissão” considerada como no Brasil), como garçonete, bartender, babysitter, o Brasil ainda há muito preconceito com alguns trabalhos que ainda são muito pouco remunerados. Aqui todo mundo se vira, e muitas vezes um bartender ganha mais do que um funcionário full time.

claro que para toda regra existe exceção...

Nenhum comentário: