quarta-feira, 8 de outubro de 2008

McCain X Obama

Mesmo que a gente não queira se envolver, a vida nos EUA agora parece estar girando em torno das eleições presidenciais do mês que vem. Por mais séria que esta disputa seja o pessoal aqui sempre dá um jeito de levar na brincadeira... Nas lojas de fantasia as máscaras mais badaladas para o Halloween são do MacCain e da Sarah Palin, a candidata a vice que é uma figura surreal. O Saturday Night Life faz esquete atrás de esquete sobre a Palin. A mulher é mesmo uma piada, e por coincidência ainda parece com a Tina Fey... tadinha.

Ontem cheguei em casa e fui assistir o finalzinho do segundo debate entre Obama e McCain. Durante a meia hora que assisti as perguntas foram sobre como serão as relações com o Paquistão, com Israel e com a Rússia. Os dois responderam que vão encontrar Bin Laden de qualquer forma, que não haverá testes nucleares no Irã e que a Rússia tem duas caras, mas eles não vão dizer que é um grande inimigo para não começar outra Guerra Fria. Conclusão, eles só falaram sobre como todo mundo quer sacanear os EUA, os “inimigos” que serão combatidos e outras historinhas de super-heróis. Foi o debate mais esdrúxulo que já assisti.

O McCain me dá nos nervos com o discurso de ex-combatente. Ah, me poupe, o cara só foi pra guerra para agradar o pai que era um figurão na marinha. Um mané que foi torturado no Vietnã e achou bonito por que estava servindo ao país. Já o Obama é um charme... além de ter conseguido toda sua educação por méritos próprios.

Um detalhe: os debates aqui sempre são em Universidades. Eles prezam muuuuuito a educação superior, é um respeito até estranho. Pra se ter uma idéia, no meio de toda esta crise financeira a maior preocupação não é em pagar a casa ou comer, e sim em como conseguirão empréstimo para pagar a faculdade (já que a brincadeira aqui pode custar uns 60 mil dólares por ano).

Outras do debate:
- O apresentador não dava o tempo certo, pedia pro candidato falar “brevemente”... Subjetivo né?
- Tinham algumas pessoas comuns na platéia que eram sorteadas para fazer perguntas, no final todos sacaram suas máquinas de fotos descartáveis. Acho que proibiram as digitais e distribuíram essas. Segurança máxima!
- O pessoal se junta em bares, nas escolas ou em casas de amigos para assistir aos debates, parece final de futebol.
- Também tem debate de vice-presidente. A bonitinha da Palin soltou mais abrobinhas como sempre... A mulher tem quarenta anos e cinco filhos, sendo um bebezinho, e estavam todos na platéia do debate.

2 comentários:

Unknown disse...

gata,
seu problema e que vc nao tem globo
hehe
todos os debates estao sendo televisionados pela Globo com traducao simultanea.
hehehe

Anônimo disse...

Tb tenho um "crush on Obama". Estou acompanhando na CNN. Que oratória!!! Saudades amiga. Seu blog me dá uma saudade dos States!!! Aproveite mesmo!

Bjs
Laris