domingo, 26 de setembro de 2010

Música Para Meus Ouvidos

Só Nova York tem o Lincoln Center e só o Brasil tem o maestro João Carlos Martins e o pianista Arthur Moreira Lima. Os dois se apresentaram junto com a Orquestra Filarmônica Bachiana SESI-SP no final de semana passado, no teatro Avery Fisher Hall, e eu tive a grande honra de presenciar o espetáculo. E levei convidados americanos para mostrar que a gente faz ainda mais do que samba e bossa nova.

Foi lindo, maravilhoso, emocionante! A primeira parte foi o Concerto de Piano No. 1 do argentino Alberto Ginastera e a segunda as Bachanias Brasileiras No. 7 de Heitor Villa-Lobos. No encerramento o maestro Martins voltou ao piano para iniciar o Hino Nacional e emocionou todos os brasileiros que estavam ali.

Pode me chamar de ignorante, mas eu nunca tinha visto uma orquestra com pandeiros antes. Aliás, como se fala pandeiro em inglês?

Mais uma vez, os gringos que estavam ali ficaram impressionados com o "calor" do público brasileiro. Antes mesmo de começar a apresentação, a orquestra e o maestro foram aplaudidos de pé com gritos e assovios que não acabavam mais. E foi assim por várias vezes.

Pra quem não conhece o João Carlos Martins, aqui está a história dele. (Eu só vi esse vídeo agora, mas imagino que todo mundo no Brasil já deva ter visto)



Também teve um gaiato que filmou o encerramento da apresentação(e vários outros gaiatos na frente dele fazendo o mesmo). Foi uma falta de educação sem fim o tanto de gente tirando fotos durante o espetáculo. Eu nunca tinha visto isto antes em nenhum teatro seja aqui ou no Brasil, parecia um monte de gente que tinha vindo das cavernas direto pra cidade sem ter passado por nenhuma instrução antes. Fiquei chocada e até com vergonha.

4 comentários:

Paula Duailibi Homor disse...

pandeiro eh "tamborin" em ingles.

que lindo! pena que eu perdi. todo mundo que foi amou!!!

bjos

Gina disse...

Nossa, está muito chique mesmo!
Eu li sobre essa apresentção, acho que foi na Veja.
Beijos!

Greice Kölln Vipych disse...

Olá!
Descobri seu blog através do post da Paula sobre vc...adorei!
já estou seguindo seu blog..se quiser seguir o meu...

http://doceerelevante.blogspot.com/

beijinhos!

Unknown disse...

Vejo que a vida cultural continua produtiva.

Saudades. Bjs