terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mistura de Raças

Lá em NY a gente escuta todos os tipos de idiomas nas ruas e as comunidades estão sempre reunidas por suas "raças" ou descendências. Além disso, várias religiões se misturam em um espaço pequeno fazendo aquela cidade parecer uma frenética torre de Babel.

Aqui tenho muitos amigos com avós ou até pais italianos ou portugueses, mas ninguém se apresenta como Ítalo-brasileiro, como fazem os americanos descendentes.

Antes de morar lá eu nunca tinha reparado isso no Brasil por que sempre pensei que aqui todo mundo fosse somente "brasileiro". Aqui a gente mistura tudo num mesmo saco: Libanês, Árabe e Turco são "turcos", tem olho puxado é japonês, se é loiro já é chamado de Alemão...

Somos todos brasileiros de coração, mas só agora, olhando no rosto das pessoas na rua, percebi que o sangue vem dos mais distantes países do mundo. Tem pele de todos os tons e nariz de todos os formatos. Agora vejo muito mais do que brancos, negros e amarelos e essa mistura de novas raças fez o Brasil ficar ainda mais interessate.

Quero saber com mais detalhes de onde eu venho, só saber que o avô era português não está mais sendo suficiente.

5 comentários:

juliana. disse...

Acho que brasileiro é um pouco desligado. Só se dá conta de quem realmente é quando vive fora e acaba "procurando" outros brasileiros.

Isso não é exatamente ruim, só um pouco diferente dos outros lugares, onde as pessoas são superpatriotas e sabem exatamente de onde vieram e o que estão fazendo ali.

Lali disse...

É verdade. Aqui ninguém está muito interessado em saber suas origens. Acho bacana, porque tem menos segregação, todo mundo se mistura. Eu, por exemplo, sei que tenho origem européia, pois tenho olhos azuis e pele clara. Mas nunca me interessei em saber exatamente de onde vieram as minhas ascendências. As vezes me perguntam de onde vieram meus olhos e eu respondo que minha mãe é nordestina e meu pai carioca.

Anônimo disse...

verdade, nunca tinha parado pra pensar dessa forma... mas eu mesma, sou 1/4 alema, 1/4 portuguesa, 1/4 italiana e 1/4 india! meus pais sao do interior de sp, sou nascina em recife, morei a vida toda em sao paulo e agora to a caminho de ny... afe!
rsrs bjos

Unknown disse...

Bueno ... pelo visto fui um pouco mais longe ... eu procurei saber de onde vem meus antepassados... sou um légitimo ITALO BRASILEIRO com a cidadania reconhecida junto ao consulado italiano do RJ ... o responsável por isso tudo foi meu tataravo q veio da Comune di Vittorio Veneto na Italia (claro né) e dai vem descendo aquela galerinha toda... tenho todas as certidões italianas guardadas ... quem sabe um dia interesse a alguem da familia né.... ta a i ... mas detalhes so pessoalmente.. heheh.. bjim Mi...

Rafaela disse...

Achei demais esse post! voce tem toda a razao, depois que a gente mora fora, quer saber muito mais das nossas roots!
como estao as coisas, Mi?
nem consegui ir para a Russia, muita coisa para resolver... vou tentar ir agora, no próximo mes!

bjs,
Rafa!