domingo, 23 de maio de 2010

Mesquitas

Tive muitas surpresas e experiências novas nesta viagem, uma delas foi a oportunidade de conhecer mais a fundo o Islã e pisar pela primeira vez em uma Mesquita.

A Turquia é um país 99% muçulmano e somente em Istambul existem 3.000 Mesquitas. Eu fiquei maravilhada logo na primeira em que entrei, é tudo tão lindo, limpo (mas não é muito cheiroso não) e respeitado que dá para sentir que existe um forte chamado espiritual ali.

No interior das Mesquitas existe a sala de oração. Um espaço grande e sem imagens ou móveis, todo encarpetado (os carpetes são sempre estampados com flores ou com cores vivas) onde os homens ajoelham-se em direção à Meca para rezar cinco vezes ao dia. As mulheres não devem ir às Mesquitas, devem ficar em casa cuidando dos filhos, mas, se forem às Mesquitas ficam em um local separado pois os homens não podem se desconcentrar na hora das orações.

Devem-se respeitar as regras da Mesquita para a visitação: tirar os sapatos (os muçulmanos até lavam os pés) e cobrir o corpo (as Mesquitas turísticas oferecem lenços para as mulheres se cobrirem, outras podem até proibir a entrada). Se estiver de calça justa vai receber um lenço para enrolar como saia.

Do lado de fora vemos as cúpulas e os minaretes. Os minaretes são aquelas torres bem finas que são usadas para os chamados das orações. Antigamente era no grito mesmo, hoje em dia existem poderosas caixas de som onde os sacerdotes recitam as orações cinco vezes ao dia(iniciando as cinco da manhã até às dez da noite). Em Istambul ouvíamos de qualquer lugar a oração ecoando no ar, era impressionante, imaginem 3.000 auto-falantes ao mesmo tempo (e era também um serviço despertador - bom dia!).

Os cinco pilares do Islã são: Reconhecer Alá como único Deus e Maomé como Profeta; Orar cinco vezes ao dia; Jejuar durante o Ramadã; Praticar caridade; Ir à Meca ao menos uma vez na vida.

Essas fotos são da Mesquita Azul.










Olhe este link com fotos das Mesquitas mais lindas do mundo. Deslumbrante.

Um comentário:

Lóla disse...

DEMAIS vc ter ido a Turquia e Grecia! Sensacional!! Amei as fotos, conta mais depois!! bjs!