quinta-feira, 18 de março de 2010

A Mão

Em meio a tanta tecnologia, fios, sem fios, virtual e eficiente, algumas coisas (especialmente serviços)ainda me surpreendem muito aqui nos EUA por parecerem que pararam no tempo das cavernas.

Na semana passada fui fazer a prova escrita de trânsito para tirar a carteira de motorista e a fila no "detran" (DMV) parecia a fila do INSS. Apesar de várias filas enormes até que o processo burocrático foi rápido, o problema foi a prova em si... Eu pensei que fosse fazer a prova no computador e receber o resultado na hora, qual foi minha surpresa quando recebi papel e lápis para marcar um X na resposta certa (não era nem com aquele formulário que é corrigido automaticamente). Depois que terminei a prova, tive que esperar - com mais umas 40 pessoas - para que nossas provas fossem corrigidas. A mão. Essa espera demorou uma hora e meia por que a mocinha que corrigiria ainda tirou um intervalinho para almoço. Quando vi minha prova ela estava cheia de "certos" como faziam nossas professoras da pré escola.

E a dos últimos dias foi a minha declaração de "taxes" (os impostos daqui). Me sentei com a contadora que estava cheia de papéis na sua frente e ela desandou a preencher formulários. A mão. Só meus dados pessoais ela preencheu em pelo menos três diferentes. Um monte de conta na calculadora e pesquisas em guias e manuais desfolhados de tanto manuseio. Ao final dobrou todos os documentos e me entregou envelopes com os endereços para onde eu deveria envia-los. Tudo escrito a mão, e num garrancho só. Lá no Brasil há anos que já faço tudo pela internet, rapidinho, meus dados estão lá e só preciso atualizar alguns números. Sem erros.

Eu não sou uma early adopter nem apago as luzes de casa pelo i-phone, mas esperar a prova ser corrigida pela professorinha foi um pouco demais.

3 comentários:

Fernanda disse...

O problema era a contador!!! O nosso sempre fez tudo pra gente... Por que vc nao faz online aqui tambem? Funciona muito bem!

Quanto a DMV, nao tem muito jeito mesmo! Mas daqui pra frente vc pode renovar no DMV express. Pelo menos! ;)

milenamb disse...

Oi Fernanda,
pois é, eu perguntei se não havia outra forma de preencher as taxes e ela me disse que no caso específico do meu visto tem que ser assim mesmo, no manual. Engata a primeira e segue em frente, rs.
beijos

Lóla disse...

Ganhou carteira de motorista? CONGRATULATIONS !!!Maneirissimo, beijinhos, Carol.