quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Embromation

Eu tenho reparado que as pessoas ficam bem inseguras em relação ao inglês quando vem para os Estados Unidos. O esquema é deixar a vergonha de lado e botar a cara na rua! Minhas dicas:

1) Se você não fala nada de inglês venha com alguém que fale.

2) Não abuse da pessoa que fala e se ela tiver boa vontade para te ajudar a viagem toda, vale a pena um agradinho ao final, não vale?

3) Se você fala um inglês bem básico, lá do Yázigi há 20 anos atrás, bota ele pra funcionar e agora! Não fique com vergonha, pode falar errado que as pessoas vão tentar te entender. Tem imigrante que mora aqui a vida toda e até hoje não fala inglês, não se preocupe. Tente dar uma revisada nas frases mais usadas umas semanas antes da viagem só para desenferrujar. Se sair um "nós vai" de vez em quando não tem problema desde que o sentido da frase seja o que você realmente quer dizer.

4) Se você fala o básico mas vem com alguém que fala fluente, use o seu inglês também. Não fique grudada na outra pessoa ou com vergonha. Bota pra fora! Mas se por acaso você ficar inibido e perceber que foi meio "folgado" durante a viagem volte ao item 2 e não se esqueça do agradinho.

5) Para quem fala um inglês intermediário, você está no céu! Minha dica é a seguinte: não se prenda ao vocabulário, se você não sabe alguma palavra especifica dê várias voltas tentando explicar o que quer, mas não se prenda nem perca o fio da meada da frase que está tentando completar. Uma mímica também sempre ajuda, todo mundo se esforça para entender e as conversas rolam tranquilamente.

Eu sou rainha da embromation no vocabulário, uma vez fui e voltei mil vezes para explicar que minha meia calça tinha puxado um fio. Sei lá se deu para entender, mas como isso não ia fazer diferença na vida de ninguém continuei o papo como se nada tivesse acontecido!

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou fluente no embromation!
Lembrei quando eu tentei falar que a METopera era o prédio do fundo: "on the...on the... found!" Ou então quando junto minha fluência com a veia artística e faço mímicas....!!
Beijos e vem logo!

Cristina João disse...

Adorei o post!
Beijocas,
Cristina João
(www.recomadres.blogspot.com)