quinta-feira, 23 de abril de 2009

Curiosidades da Costa Rica

Que a Costa Rica era um pais lindo, riquissimo em belezas naturais eu ja sabia. Mas o que mais eu encontraria por la seria uma grande surpresa ja que fui sem muita pesquisa ou preparacao.

Algumas coisas que percebi e aprendi:

- San Jose, a capital, parece um Brasil misturado. Alguns bairros residenciais me lembraram Sao Paulo e o centro era uma muvuca como todos os centros das capitais que temos por ai (e eu adoro!). Varios campos de pelada espalhados e uma universidade principal financiada pelo governo.

- A arquitetura do pais eh totalmente horizontal, nao vi um predio maior que cinco andares. Soube que o predio mais alto do pais (somente um) tem 22 andares. Sao medidas de seguranca por causa dos frequentes terremotos.

- A Costa Rica nao tem exercito (nem afins). Um presidente nos anos 70 acabou com as forcas armadas para investir toda a verba em educacao. Para um pais totalmente pacifico isso faz todo o sentido e me fez pensar muito no pais gigante que eh o Brasil que ainda faz honras para general, comandante ou sei la mais quem. Com tantas prioridades por ai nada mais absurdo do que viver num passado que ja se foi ha muito tempo. Pode ser um assunto polemico, mas que grande parte da verba das forcas armadas no Brasil vai pro bolso de neguinho de farda, isso vai. Sou a favor da existencia de um exercito bem menor, talvez concentrado em apenas uma cidade do pais, pois temos precisado deles para ajuda a civis. Sinceramente penso que da forma que existem hoje nosso exercito, marinha e areonautica sao grandes elefantes brancos que carregamos nas costas.

- Como o pais eh muito perto dos Estados Unidos, e gringo adora uma camisa florida e um tucano, a Costa Rica eh recheada de visitantes branquinhos de olhos azuis. E ja que eles sao o publico principal, os precos sao todos absurdamente caros e o dolar eh aceito como moeda local. Eu esperava esbarrar em varios grupos de mochileiros por la mas o que encontrei foram familias com criancas bem instaladas em lindos hoteis, munidos de seus vouchers e dando gordas gorjetas ao final de cada passeio. Mochileiros aventureiros, se quiserem fazer o Real valer continuem na America do Sul!

- Os Costa-riquenhos sao todos muito amaveis e solicitos. Nao sei se por serem "profissionais do turismo" mas nao houve um so contra-tempo que nos fizesse ficar com qualquer ma-impressao dos locais.

Depois de uma semana de sol, havaianas, sem maquiagem, secador, celular ou computador retornei a Grande Maca renovada. Cheguei debaixo de chuva e ja fui direto pro batente, sem mais delongas mas feliz da vida.

2 comentários:

Love, Ink disse...

e cade as fotos???

Fabis disse...

amei...mas queria mais fotos...rs!!! menina, vc sabe que eu e lu tivemos como primeira opção de lua de mel a costa rica? ok lá tem surfe...mas tem mil outras coisas mais...pena que no final ficou muito salgado para o nosso bolso now..
saudades bjssssss